sexta-feira, 23 de maio de 2008

6 º Ciclo do Cenáculo de Núcleo de Braga



… deixa o teu coração levantar voo... um pouquinho de pó mágico e chegaremos a um lugar de sonho e fantasia!


O Cenáculo é um fórum de Caminheiros, um espaço de debate informal. Os temas abordados são escolhidos pela Equipa Projecto (equipa de organização que é constituída por caminheiros e um dirigente com o papel de observador), esta tem em consideração as propostas feitas pelo Departamento Pedagógico da IV Secção do Núcleo. É desta forma que utilizam esta importante ferramenta do Caminheirismo.
Assim chegamos ao fim de semana11, 12 e 13 de Abril. Na escola Primária de Espinho, mais de 40 caminheiros dos clãs de Palmeira, Aveleda, Dume, Pedralva, Sequeira, Figueiredo, Este S. Pedro e Trandeiras aceitaram o desafio e viajaram até à “Terra do Nunca”, uma vez que o imaginário escolhido foi o Peter Pan.
O encontro iniciou-se na sexta-feira com o desafio, o que é para ti o Serviço? Após alguns jogos o gelo foi quebrado e deu-se inicio com o acender do círio do 6º ciclo do Cenáculo do Núcleo de Braga. Basta Acreditar, este foi o tema escolhido para o encontro, foi com este mote que as equipas Sininho, Wendy, Peter Pan e Capitão Ganho iniciaram os trabalhos.
Neste lugar aguardavam-lhes muitas surpresas, para trás deixaram o que consideravam menos útil levando para a Terra do Nunca apenas os “ingredientes” necessários para tornar o encontro inesquecível.
O dia seguinte iniciou-se com duas unidades de formação Atitudes em Fórum e Dinâmicas de Grupo, que foram fundamentais para um bom desenvolvimento de todo o trabalho de fórum. Estas potencializaram as intervenções e o trabalho realizado. Na parte da tarde orientados por elementos da Equipa Projecto, foi explorado o Tema Serviço / Postura e Cidadania Activa. Os trabalhos decorreram em plenário e nos grupos de trabalho.
E o porquê deste tema? Num ano em que Núcleo, Região e a nível Nacional apelam à elaboração e realização de actividades de serviço e da mesma forma faz parte da caminhada de todo o caminheiro, porque não trazê-lo para debate, de forma tentar perceber o que se tem feito, o que se pensa sobre o que é realmente o serviço, foram estas algumas das razões que nos levaram a querer debate-lo no encontro. O tema foi apresentado com um vídeo na sua maioria imagens e algumas questões que nos levavam a pensar e em conjunto as gravações de cada participante realizadas na sexta à noite sobre o que era o serviço. Nos grupos de trabalho o tema foi explorado ao seu máximo, as conclusões demonstraram claramente que nas gravações de sexta muito tinha ficado por se dizer e que na realidade o serviço é muito mais do que aquilo que estamos habituados a realizar uma vez que pode passar por um mudar de atitude, um compromisso individual e fundamentalmente não nos contentarmos com o mais óbvio. Se potencializarmos as nossas acções o resultado pode ser bem mais alargado.
Foram dadas as sementes, cabe a cada um agora fazer uso delas.
Entre algumas pausas para repor energias e travar algumas amizades, em cada grupo de trabalho foi proposto a alteração da Carta de Cenáculo de Núcleo tendo por base a do ciclo anterior, que contempla um conjunto de itens aos quais cada participante deverá se comprometer na sua dinamização. A alteração final da Carta de Cenáculo foi feita com a presença dos chefes de equipa mediante as sugestões propostas, sendo a mesma dada a conhecer a todos os participantes e votada unanimemente.
Houve espaço para assistir à eucaristia na igreja da Paróquia de Espinho, finda a mesma e depois de um bom jantar, num “mundo” onde a alegria nunca cessa a noite deu lugar à partilha e comunhão no fogo conselho que fez a perfeita ligação com um dos momentos mais especiais do encontro, o compromisso.
No compromisso não foi oferecido uma frase bonita daquelas que abanam consciências mas barro, “…para que se lembrem que são barro! E como tal são moldáveis… a escolha é vossa, moldam o barro, ou deixam-no como está!”, a carta de Cenáculo foi assinada com o assumir de um grande compromisso, um momento que fica, mas ao qual nem nos atrevemos a desvendar, porque toca cada um de uma forma diferente, mas sem duvida que valeu e vale a pena senti-lo. E no fim, a Sininho ofereceu a cada um uma luzinha para que nos ilumine, nos oriente nas nossas escolhas …
A noite foi longa… na manhã de Domingo em grupos de trabalho foi realizado um último debate sobre as Incompatibilidades existentes em Clã de forma a ter uma noção dos problemas que os clãs do nosso Núcleo enfrentam e quais as medidas que tomam de forma a ultrapassa-los. E de uma forma geral foi possível constatar que alguns dos problemas são comuns a outros clãs e as decisões que tomam, umas mais bem sucedidas do que outras reflectem as diferentes opções que podem ser tomadas de forma a minimizar o mais possível o mau funcionamento do clã. A parte da manhã terminou com a apresentação de alguns projectos como o Projecto Solidarius a nível Regional, o RoverWay 2009 na Islândia, a dinâmica do Rover Regional e por último o relembrar do desafio proposto a todos os caminheiros pelo Departamento da IV do Núcleo na apresentação e realização e de uma actividade de serviço para o próximo ano escutista.
O almoço foi breve, o fim estava cada vez mais perto, os representantes do 6º Ciclo deram a conhecer um pouco da caminhada que realizaram em Cenáculo Nacional até chegar aqui e foi desta forma que lançaram o desafio a novos caminheiros para se proporem para equipa projecto e representarem o Núcleo de Braga a nível Nacional. A continuidade do projecto depende deles.
A chama de Cenáculo que nos aqueceu durante todo o encontro continuará acesa em cada um de nós e assim termina o 6ºCenáculo de Núcleo, com a habitual foto de grupo e as avaliações. Só nos resta agradecer pelo apoio dado pela freguesia Espinho na disponibilização de todo o espaço e um muito obrigado a todos que acreditaram … fez-se Cenáculo.

Equipa Projecto