segunda-feira, 27 de setembro de 2010
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Olá, desde Eslováquia..
Olá de uma Bratislava soalheira!
Daqui fala a Joana. Sou CIL no Agrupamento 660 Montariol do Núcleo de Braga.
Encontro-me actualmente a fazer um SVE – Serviço de Voluntariado Europeu na Eslováquia, na capital. Trabalho no Conselho de Juventude Eslovaco e estou a colaborar na organização de um evento de voluntariado de que falarei em breve.
A experiência dura há quatro meses e está a ser muito enriquecedora. O ter de viver sozinha num orçamento limitado, viver num país onde a comida é diferente, as pessoas são diferentes, a língua é com-ple-ta-mente diferente é, acreditem, um grande desafio. Mas é muito positivo quando aos poucos conseguimos ultrapassar as barreiras, quando conseguimos comprar bilhetes na estação, quando percebemos que precisamos de muito pouco para passar os dias. E quando nos apercebemos que estamos a ajudar a tornar algo melhor.
Não se sabe muito sobre a Eslováquia quando se vive em Portugal. Poucos conhecem a beleza destas montanhas, a comida simples mas deliciosa, a cultura e a história desde país ainda novinho. Estou a adorar cada dia da minha experiência.
O meu percurso como Caminheira só poderia terminar assim, com este Desafio. Trabalhando no Conselho de Juventude, tenho contactado muito com os escuteiros eslovacos e mesmo com os escuteiros húngaros na Eslováquia – o Núcleo de Braga até já enviou pequenas lembranças para o Museu dos Escuteiros Húngaros na Eslováquia. Foi incrível como me senti confortável, em casa, com eles. Somos realmente uma grande família, só mudam as roupas e as cores da pele.
Aqui, meu projecto consiste em apoiar a organização do “72horas sem compromisso”. É um projecto europeu que se vai realizar pela primeira vez na Eslováquia. Pretende reunir em três dias, de 7 a 10 de Outubro de 2010, 5.000 pessoas a servir a comunidade, fazendo diversos projectos de voluntariado. A ideia é implementar o voluntariado num país que não o põe muito em prática. Talvez este evento nacional lance algumas sementes, e faça algumas pessoas continuar a servir a sua comunidade a título voluntário.
Depois darei mais notícias, está para muito breve!
Se quiserem acompanhar as minhas aventuras visitem-me em www.nerozumiem.com