segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
sábado, 20 de fevereiro de 2010
Agrupamento de Pedome vence XI Festival Monsenhor Américo
O Agrupamento 558 Pedome do Núcleo de Famalicão, venceu hoje dia 20 de Fevereiro a XI edição do Festival Regional da Canção Escutista - Prémio Monsenhor Américo Ferreira Alves cujo tema do Festival foi " Agir com S. Nuno - Um Escuteiro de Acção como tu" e que será o Hino do próximo Acampamento Regional de Braga a realizar em Agosto de 2010 em S. Pedro de Rates - Póvoa de Varzim.
A Canção "Mais Acção" com Letra de Miguel Andrade e Música de Miguel Andrade e Irene Marques e interpretada por: Sara, Ana; Cátia Sofia; Daniela; Mariana; Margarida; Sónia; Catarina; Rita; Cátia; Patrícia; Barbara; Andreia; Tiago; Ricardo; Diana; Rafael; Miguel Andrade, levou para casa o primeiro prémio do Festival.
A Canção "Um Escuteiro de acção como tu" do Agrupamento 346 Cervães do Vila Verde ficou em 2ª Lugar, enquanto que "Boa Nova" interpretada pelo agrupamento 133 Mogege - Famalicão ficou com o 3ª Lugar. O Prémio para a Melhor Letra ficou para a canção "Faz algo pelo amanhã" do agrupamento 124 Lousado - Famalicão, o prémio de melhor interpretação foi para o agrupamento 486 Galegos S. Martinho. Ao agrupamento 660 Montariol - Braga coube o prémio do público ao apresentar a canção "O Sol brilhará".
Concorreram também a este festival os agrupamentos de: Galegos Sta Maria - Barcelos, Medelo e S. Pedro de Britelo - Fafe, Ronfe - Guimarães, Bairro e , Calendário - famalicão, e o agrupamernto de Cabanelas - Vila Verde perfazendo as 14 canções concorrentes ao festival.
Os escuteiros encheram por completo o auditório da Escola Profissional de Vilas Verde.
domingo, 7 de fevereiro de 2010
LUTO NACIONAL até 26 Fevereiro 2010
O Chefe Nacional, Carlos Alberto Pereira decretou luto Nacional por 20 dias até 26 de Fevereiro 2010, pelo falecimento do Reverendo Padre Abilio Mariz Faria, Assistente Nacional Adjunto entre 1984 e 1988.
"O luto manifesta-se, individualmente, por uma braçadeira estreita de crepe preto, colocada no braço esquerdo, e, colectivamente,por uma banda de crepe preto a cobrir a parte superior de bandeiras e bandeirolas" - Ponto 4 do artigo 9º do Regulamento de Protocolo do CNE.
Portador da Cruz de Mérito Monsenhor Avelino Gonçalves, e detentor da mais alta condecoração atribuída pelo Corpo Nacional de Escutas - O Colar Nun´Alvares (OSN 516 30/06/2004)
O Pde Abilio Mariz, colaborou activamente na Formação Regional e no Departamento Nacional da IV Secção, ao tempo da criação da Metodologia Educativa da IV, à qual deu significativos contributos, para além de ser o autor da mística e projecto do “Homem-Novo”.
Actualmente exercia as funções como assistente do agrupamento 473 Barcelinhos - Núcleo de Barcelos da Região de Braga.
A Junta Regional de Braga, endereça aos familiares e amigos do dirigente Pde Abilio Mariz um abraço de solidariedade, pedindo ao Chefe Eterno que acolha no Eterno Acampamento este escuteiro agora que terminou a sua pista.