segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sonho de Criança vence III EScurtas - Festival Escutista de Curtas-Metragens



Sonho de Criança vence III EScurtas - Festival Escutista de Curtas-Metragens

No passado dia 8 de Maio decorreu mais uma edição do Festival Escutista de Curtas-Metragens - EScurtas - este ano realizado no Auditório da Universidade do Minho, em Guimarães. Esta terceira edição, com a colaboração do Núcleo de Guimarães e da Câmara Municipal de Guimarães, teve como mote o tema "Tu és de dar ? Ou é só receber ?", na qual participaram onze curtas-metragens amadoras a concurso. O evento decorreu com um workshop da parte da manhã e com a exibição das
curtas-metragens da parte da tarde, primando pela qualidade, criatividade, formação e espírito escutista. A dedicação dos participantes foi evidente, mas "Um sonho de Criança", do Agrupamento 455 de Vermil, ganhou o primeiro prémio.

O Jurado, composto por Maria João Nunes - representante do Art & Tur e coordenadora do Porto Film Comission, Carlos Ribeiro - cinéfilo e membro da direcção do Cineclube do Porto, Carlos Mesquita - Presidente do Cine Clube de Guimarães, Jorge Silva - Membro da Secretaria do Desenvolvimento e responsável de Núcleo de Guimarães pelas Novas Tecnologias, Manuel Braga Soares - Chefe de Núcleo de Vila Verde e realizador das Curtas vencedoras das edições anteriores, deliberou os seguintes resultados:

1º Classificado - "Um sonho de criança" - Agrup. 455 - Vermil (Núcleo de Guimarães)
2º Classificado - "A partilha" - Agrup. 316 - Sande S. Martinho (Núcleo de Guimarães)
3º Classificado - "Abílio" - Agrup. 67 - Bairro da Encarnação (Lisboa)

Estatuetas douradas EScurtas2010 para:

Melhor Curta - "Um sonho de criança" - Agrup. 455 - Vermil (Núcleo de Guimarães)
Melhor Realização: "Um sonho de criança" - Agrup. 455 - Vermil (Núcleo de Guimarães)
Melhor Argumento: "Abílio" - Agrup. 67 - Bairro da Encarnação (Lisboa)
Melhor Actor Principal: personagem Abílio "Abílio" - Agrup. 67 - bairro da Encarnação (Lisboa)
Melhor Actor Secundário: Passageiro na paragem do autocarro - "A partilha" - Agrup. 316 - Sande S. Martinho (Núcleo de Guimarães)
Menção Honrosa: "A diferença na Indiferença" - 125 Vermoim (Núcleo de Vila Nova Famalicão)

A cerimónia de encerramento do festival contou com um representante da Câmara Municipal de Guimarães, assim como com os chefes de Núcleo da Região e o Chefe Regional de Braga, Ivo Faria, que agradeceu aos presentes e apelou à continuação deste festival, cujo sucesso tem sido notável.

site do festival: http://escurtas.ning.com

Sem comentários: