segunda-feira, 28 de junho de 2010

“AHOJ” – diz-nos a Joana da Eslováquia



“AHOJ” – diz-nos a Joana da Eslováquia
A Joana Vieira é CIL do Agr.660 de Montariol, do Núcleo e Região de Braga. Encontra-se actualmente a fazer Serviço de Voluntariado Europeu (SVE) em Bratislava, na Eslováquia. Integra o projecto - ”72h sem compromisso” que pretende mobilizar toda a população eslovaca a fazer voluntariado, entre os dias 7 e 10 de Outubro todo o país estará a contar 72horas para servir a comunidade. Um dos seus trabalhos de coordenação tem sido visitar e conhecer as associações que pretendem colaborar neste projecto, onde se incluem as duas Associações Escutistas existentes na Eslováquia. A Slovenský Skauting tem cerca de 5000 membros e, a título de exemplo, têm um programa de preservação de castelos, sendo que cada agrupamento é responsável pela manutenção de um castelo. A minoria húngara do país tem também a sua própria Associação Escutista - Szlovákiai Magyar Cserkészszövetség são cerca de 1200 e têm actualmente um projecto que visa a construção de um museu escutista.
Acompanha a Joana em www.nerozumiem.com.

in newsletter da SI "passaporte nº 4" junho 2010

terça-feira, 22 de junho de 2010

Núcleo de Braga - Dirigentes recebem formação

Núcleo de Braga



Dirigentes recebem formação sobre Novo Programa Educativo do CNE



O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE-ECP) aprovou no passado mês de Novembro, em Conselho Nacional, um Novo Programa Educativo, no qual constam alterações nas metodologias e práticas educativas.

A anterior actualização do Programa Educativo do CNE datava do início dos anos 90 e por isso urge actualizar-mo-nos novamente aquilo que as criança e jovens nos pedem. A actualização de conteúdos do Programa Educativo da maior associação de jovens do país, surge no sentido de ir ao encontro das actuais inquietudes e aspirações dos jovens de hoje, valorizando as várias aprendizagens que os mesmos adquirem nos diferentes contextos das suas vidas.

Mantendo intactos os seus valores, o CNE, movimento de educação não formal, incide sobre o crescimento integral dos jovens escuteiros, abraçando seis áreas de desenvolvimento: físico, afectivo, carácter, intelectual, espiritual e social. Com esta abrangência, pretende-se que o escuteiro cresça no sentido de se tornar um cidadão activo, atento, tolerante, respeitador, construtor de uma sociedade melhor, que vive em Jesus Cristo, o Homem Novo.

Mas para que todas estas metodologias se reflictam nas práticas escutista, é essencial que todos os dirigentes do CNE estejam receptivos e preparados para interiorizar e adoptar esta nova abordagem. Por isso o Núcleo de Braga do CNE, agarrou este desafio e estabeleceu como um dos grandes objectivos para o presente ano a realização de acções de formação aos dirigentes.

Nesse sentido, realizou no passado dia 22 de Maio, no Complexo Paroquial de S. Lázaro, o primeiro encontro de formação sobre esta temática. Destinou-se a todos os dirigentes e elementos das várias equipas de animação e realizou-se em plenário geral, tendo sido feita uma abordagem geral às alterações introduzidas. No dia 12 de Junho realizou-se o segundo encontro de formação no Centro D. Amália Costa Lima, em Gualtar. Neste encontro, bem mais específico, as alterações ao Programa Educativo foram abordadas em cinco sessões diferentes: uma para cada secção (Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros) e uma outra para Chefes de Agrupamento.

Cada um dos encontros contou com a presença de mais de cem dirigentes mobilizados e empenhados em levar a mensagem para os seus agrupamentos. Temos consciência que este é apenas o início de um caminho, estando já agendados outros encontros de formação para Novembro de 2010 e 2011.

Escuteiros de Nogueiró celebraram 25 anos


O Agrupamento nº 810 Nogueiró - Braga, realizou nos passados dias 12 e 13 de Junho o Acampamento Comemorativo dos 25 anos da fundação do agrupamento (fundado a 9 de Junho 1985).

Neste Acampamento estiveram presentes cerca de duas centenas de jovens dos agrupamentos de Nogueiró, S. Pedro D´Este, Lamaçães e Tenões.

Do programa de actividades destacou-se a realização de um pé-paper na tarde sábado e a velada de armas à noite seguindo-se do fogo de Campo.

No Domingo dia 13 de Junho, foi realizado desfile desde o local do Acampamento até à igreja paroquial ao qual se juntaram, além dos agrupamentos presentes no acampamento, os agrupamentos de Sobreposta, S. Victor e Pedralva, e a abrir o desfile a fanfarra do Agrupamento de Escuteiros nº 763 - Este S. Pedro.

Na Eucaristia de aniversário que contou com a presença do Chefe Regional de Braga, Ivo Faria e do Chefe de Núcleo de Braga, João Araújo, entre outros convidados e amigos do agrupamento, fizeram investidura novos escuteiros e o Chefe de Agrupamento, Alberto Coelho, recebeu em nome do agrupamento, das mãos do Presidente da Junta de Freguesia de Nogueiró, João Tinoco a medalha da Freguesia como reconhecimento pelo trabalho feito em prol dos jovens e da Freguesia.

No final da eucaristia o Chefe de Núcleo de Braga, e o Chefe Regional em nome da Associação entregaram diversas distinções e condecorações, como reconhecimento a pessoas e entidades que colaboraram activamente com o agrupamento:

- A Junta de Freguesia de Nogueiró foi condecorada com a Medalha de Agradecimento 2º Classe - Prata bem como os anteriores Chefes do Agrupamento, Manuel Macedo Ribeiro da Silva e Abilio Oliveira Fernandes. A ASCREDNO-Associação Social Recreativa e Desportiva de Nogueiró, Grupo Coral da Paróquia do Divino Salvador de Nogueiró, Catequese da paróquia do Divino Salvador de Nogueiró, foram agraciados com Diploma de Mérito.

O Dirigente Arménio Rodrigues e os Caminheiros: Ricardo Costa e Pedro Rodrigues foram distinguidos com Louvores Nacionais.

O Pde Miguel Angelo Oliveira Costa e o Dirigente Marco Cruz receberam a Cruz de S. Jorge.

O Chefe de Agrupamento, Alberto Coelho, aproveitou a oportunidade para agradecer e entregar uma pequena lembrança, à madrinha do Agrupamento D. Maria de Fátima Maciel Rodrigues Ribeiro, bem como a Margarida da Rocha Nogueira, Custódio Maia, Mário Coelho e Anabela Campos de Oliveira pelo apoio que têm dado ao agrupamento.

Também o chefe de agrupamento, Alberto Coelho foi surpreendido pelo dirigente Marco Cruz que lhe ofereceu, em nome do restante agrupamento uma salva de prata pelos seus 25 anos de escutismo.

Para terminar o Chefe de Agrupamento agradeceu a presença de todos os agrupamentos, a presença do Chefe Regional e do Chefe de Núcleo bem como a todos os convidados, familiares e amigos que quiseram estar presentes nesta festa de comemoração dos 25 anos do agrupamento.