Dirigentes recebem formação sobre Novo Programa Educativo do CNE
O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE-ECP) aprovou no passado mês de Novembro, em Conselho Nacional, um Novo Programa Educativo, no qual constam alterações nas metodologias e práticas educativas.
A anterior actualização do Programa Educativo do CNE datava do início dos anos 90 e por isso urge actualizar-mo-nos novamente aquilo que as criança e jovens nos pedem. A actualização de conteúdos do Programa Educativo da maior associação de jovens do país, surge no sentido de ir ao encontro das actuais inquietudes e aspirações dos jovens de hoje, valorizando as várias aprendizagens que os mesmos adquirem nos diferentes contextos das suas vidas.
Mantendo intactos os seus valores, o CNE, movimento de educação não formal, incide sobre o crescimento integral dos jovens escuteiros, abraçando seis áreas de desenvolvimento: físico, afectivo, carácter, intelectual, espiritual e social. Com esta abrangência, pretende-se que o escuteiro cresça no sentido de se tornar um cidadão activo, atento, tolerante, respeitador, construtor de uma sociedade melhor, que vive em Jesus Cristo, o Homem Novo.
Mas para que todas estas metodologias se reflictam nas práticas escutista, é essencial que todos os dirigentes do CNE estejam receptivos e preparados para interiorizar e adoptar esta nova abordagem. Por isso o Núcleo de Braga do CNE, agarrou este desafio e estabeleceu como um dos grandes objectivos para o presente ano a realização de acções de formação aos dirigentes.
Nesse sentido, realizou no passado dia 22 de Maio, no Complexo Paroquial de S. Lázaro, o primeiro encontro de formação sobre esta temática. Destinou-se a todos os dirigentes e elementos das várias equipas de animação e realizou-se em plenário geral, tendo sido feita uma abordagem geral às alterações introduzidas. No dia 12 de Junho realizou-se o segundo encontro de formação no Centro D. Amália Costa Lima, em Gualtar. Neste encontro, bem mais específico, as alterações ao Programa Educativo foram abordadas em cinco sessões diferentes: uma para cada secção (Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros) e uma outra para Chefes de Agrupamento.
Cada um dos encontros contou com a presença de mais de cem dirigentes mobilizados e empenhados em levar a mensagem para os seus agrupamentos. Temos consciência que este é apenas o início de um caminho, estando já agendados outros encontros de formação para Novembro de 2010 e 2011.
terça-feira, 22 de junho de 2010
Núcleo de Braga - Dirigentes recebem formação
Núcleo de Braga
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário