segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Mensagem de Natal



O Natal faz-nos sempre pensar um pouco mais. A chegada do Menino Deus ajuda-nos sempre a procurarmos dentro de nós. E nos outros.

É o tempo de começarmos a fazer o balanço daquilo que foram os nossos sucessos e fracassos do ano que termina.

De pensarmos nos projectos pessoais do ano que se avizinha.

Estamos mais sensíveis às necessidades dos outros.

Pensamos mais na família e no tempo que não lhes dedicamos, por (muitas) vezes.

É esta renovação que nos faz crescer, que nos faz ser construtores de nós próprios.

A Palavra ajuda-nos muitas vezes a reflectir… Por isso, neste ano Paulino, gostaríamos de ajudar toda a região de Braga a construir valores, porque somos Geração do 2º Centenário e queremos ser Escuteiros com Valores. Deste modo, pensamos em oferecer algo que fosse útil para essa construção.

A nossa Arquidiocese de Braga está empenhada em que exista em todas as nossas casas um livro simples que nos propõe uma dinâmica semanal de reflexão e de construção, que nos ajude a conhecer melhor a vida e a mensagem de S. Paulo. Sendo assim, é com muito gosto que oferecemos a cada Agrupamento “Um ano a caminhar com S. Paulo”. Que o livro seja lido e relido, ajudando-vos a crescer.

Tal como dissemos no início, devemos também pensar nos outros. Por isso, aproveitamos esta oportunidade para vos incentivar a apoiar o nosso Fundo de Solidariedade Regional - o Fundo Sol & Dário.

Como sabeis, está editado um livro, “O mundo mágico dos gémeos Sol & Dário”, do qual os direitos de autor revertem a favor do Fundo. Por conseguinte, achamos que é uma excelente prenda que podeis colocar no sapatinho de muitas pessoas: estamos certos que as vossas crianças gostarão do seu conteúdo.

Estamos ainda certos que os beneficiários dos projectos, que o Fundo irá apoiar, ficarão mais felizes com a vossa ajuda.

Por fim, queremos dar-vos um forte estímulo para que todos sejam construtores. Aprendamos com os castores, por exemplo. Os castores constróem a sua barragem com troncos para terem um abrigo seguro e com capacidade para fazer face às dificuldades – o frio do Inverno e os predadores. A barragem também serve para acumular e armazenar mantimentos.

Imaginai que sois a barragem que estais a construir.

E que os troncos são os valores usados nessa construção.

Podeis então usar o tronco da Alegria, da Fé, da Obediência, da Solidariedade, da Lealdade e da Cidadania.

Ou outros que acheis úteis para a vossa barragem.

Duas fortes canhotas – a escutista e a de madeira para a vossa barragem

A patrulha Geração 2C


NOTA: Cada Agrupamento deve levantar o seu livro na respectiva Junta de Núcleo.

Sem comentários: