domingo, 27 de dezembro de 2009
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Airão S. João vence concurso de estandartes
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
sábado, 5 de dezembro de 2009
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
5 Dezembro, dia Internacional do Voluntário
Mensagem do Presidente do Comité Mundial do Escutismo para todos os voluntários do Movimento, pelo Dia Internacional do Voluntário, 5 de Dezembro. «A vossa competência e empenho garantem o nosso crescimento»
Caros Dirigentes Escutistas, Caros Amigos
Sábado, 5 de Dezembro, é o Dia Internacional do Voluntário, com o qual se celebra o contributo dos voluntários para a paz e o desenvolvimento. É importante que o Escutismo Mundial reconheça os esforços de todos os voluntários no nosso Movimento pelos contributos que dão para as vidas dos jovens em todo o mundo.
O vosso voluntarismo é o catalisador que transforma os valores do Escutismo Mundial em realidade. Obrigado a todos vocês; o significado destes valores fundamentais é exemplificado pelos princípios por que se orientam. Em plena crise financeira global, vemos o vosso firme apoio como sinal de boa saúde. Os nossos activos sociais baseiam-se nos vosso contributos para o desenvolvimento futuro dos jovens em todo o mundo.
O nosso Movimento tem sido capaz de servir milhões de jovens, oferecendo-lhes programas atractivos, capacitação e auto-desenvolvimento. Se o nosso Movimento é reconhecido como um participante de relevo na educação não-formal da juventude, isso deve-se, sem dúvida, a milhões como vós, que acreditam na visão do Escutismo e lhe dão vida.
A vossa dedicação inquebrantável, a todos os níveis da nossa Organização – desde os agrupamentos locais, às regiões, das associações nacionais até ao nível mundial – não tem preço.
Em nome do Escutismo Mundial, agradeço o vosso entusiasmo, as competências que ofereceis e a qualidade de uma experiência educativa. Tudo isso é a nossa única garantia de um crescimento contínuo.
Rick Cronk
Presidente, Comité Mundial do Escutismo
domingo, 22 de novembro de 2009
Luto Regional
De acordo com o artº 15º do Regulamento Geral do CNE e do ponto 2 do artº 9º do Regulamento de Protocolo do CNE o Chefe Regional de Braga, Ivo Faria, decretou Luto Regional, por vinte dias, até 13 de Dezembro, pelo falecimento do Chefe Manuel Faria de Araújo, Ex. Chefe Regional Adjunto e primeiro Chefe do Núcleo de Braga.
"O luto manifesta-se, individualmente, por uma braçadeira estreita de crepe preto, colocada no braço esquerdo, e, colectivamente,por uma banda de crepe preto a cobrir a parte superior de bandeiras e bandeirolas" - Ponto 4 do artigo 9º do Regulamento de Protocolo do CNE.
O Corpo do Chefe Manuel Faria encontra-se em câmara ardente na Igreja Paroquial de Sto Adrião - Braga, o seu funeral realiza-se dia 23 de Novembro, Segunda-Feira ás 15:30 horas. LOCALIZAÇÃO DA IGREJA S. ADRIÃO - BRAGA
A Missa de Sétimo Dia será celebrada no sábado dia 28 Novembro às 18h na Igreja de S. Adrião - Braga
A Junta do Regional de Braga do Corpo nacional de Escutas, endereça aos familiares e amigos do Chefe Faria um abraço de solidariedade, pedindo ao Chefe Eterno que acolha no Eterno Acampamento este escuteiro agora que terminou a sua pista.
O Chefe Manuel Faria foi admitido Dirigente em 05/11/1955 pela Ordem de Serviço Nacional nº 176 e foi:
- Chefe de Núcleo de Braga
- Chefe Regional Adjunto 1974/1976
- Chefe de Núcleo Honorário desde 1993 (OSN nº450)
O Chefe Manuel Faria era portador da Cruz de Mérito Monsenhor Avelino Gonçalves atribuída em 31 Maio de 1984 e portador da mais alta condecoração atribuída pelo Corpo Nacional de Escutas o Colar Nun´Alvares que lhe foi atribuido em 1985 (OSN nº 408 30-12-1985)
sábado, 21 de novembro de 2009
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Projecto Limpar Portugal
Caro escuteiro,
À semelhança de um projecto desenvolvido na Estónia
O Projecto Limpar Portugal (PLP) é um movimento cívico cujo objectivo é promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010. Este projecto começou em Junho de 2009 e quanta já com 10 000 voluntários registados online.
*Nós como escuteiros, pondo em prática a nossa lei, podemos também representar um papel activo neste projecto.*
Convido-te a consultar a página oficial: http://www.limparportugal.org
e a aderir à rede virtual: http://limparportugal.ning.com/
*O que podes fazer?*
- colocar o dia 20 de Março registado na tua agenda como "PLP"
- registar-te na rede
- procurar conhecer como está a ser desenvolvido o projecto no teu concelho
- divulgar o projecto na patrulha/grupo/agrupamento e inseri-lo no *Plano Anual de Actividades*
- tomar lugar nas tarefas existentes (mapear lixeiras, angariar voluntários, colaborar na formação ambiental, angariar apoios e patrocínios)
Seguem os links para os grupos do ning do PLP dos vossos concelhos:
*Amares - *http://limparportugal.ning.com/group/Amares
*Barcelos - *http://limparportugal.ning.com/group/bcl
*Braga* *-* http://limparportugal.ning.com/group/brg
*Cabeceiras de Basto - * http://limparportugal.ning.com/group/cbccabeceirasdebasto
*Celorico de Basto - * http://limparportugal.ning.com/group/cbtceloricodebasto
*Esposende - *http://limparportugal.ning.com/group/epsesposende
*Fafe - *http://limparportugal.ning.com/group/fafescolasecundariadefafe
*Guimarães - *http://limparportugal.ning.com/group/guimaraes
*Póvoa de Lanhoso -* http://limparportugal.ning.com/group/povoalanhoso
*Póvoa de Varzim - *http://limparportugal.ning.com/group/gilcraveiro
*Terras do Bouro - *http://limparportugal.ning.com/group/tbrpnpggeres
*Vila do Conde - *http://limparportugal.ning.com/group/viladoconde
*Vieira do Minho - *http://limparportugal.ning.com/group/vrmvieiradominho
*Vila Nova de Famalicão -* http://limparportugal.ning.com/group/vnffamalicao
*Vila Verde - *http://limparportugal.ning.com/group/grupovilaverdenses
*Vizela -* http://limparportugal.ning.com/group/caldasdevizela
--------------------------
ERACI - Equipa Regional para a Administração, Comunicação e Imagem - JRBraga
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Tomada de Posse da Junta de Núcleo de Vila Verde
No dia 31 de Outubro tomou posse a nova Junta de Núcleo de Vila Verde
A lista sufragada e que agora vai orientar os destinos do Núcleo de Escuteiros de Vila Verde é composta pelos seguintes dirigentes:
Manuel Braga Soares – Chefe de Núcleo
Carlos Mota – Secretário Pedagógico
Rui Domingues – Secretário Administrativo
Pedro Dias – Secretário Financeiro
Continuaram, por unanimidade, com as mesmas funções os dirigentes José Silva (presidente da Mesa do Conselho) e Francisco Alves (presidente da Comissão Eleitoral)
A cerimónia decorreu na sede do Núcleo de Vila Verde, no Alívio, tendo contado com a presença do Chefe Regional, Ivo Faria.
Esta Junta de núcleo procurará, no próximo triénio, reforçar a unidade entre os dezassete agrupamentos de Vila Verde e que mobilizam, só no concelho, mais de 800 escuteiros.
Assim, os principais objectivos da Junta de Núcleo são: A formação dos dirigentes bem como a renovação das práticas pedagógicas à luz das metodologias educativas em vigor.
Promover o uso generalizado da Mística e Simbologia do Escutismo, como ferramenta fundamental para que se viva o Escutismo segundo o seu Fundador Baden Powell.
Centrar a acção nos Jovens, razão do Escutismo, propondo-lhes uma experiência Escutista, desde a sua Adesão até ao dia da sua Partida.
Manter boas relações com todas as entidades Religiosas e com todos os níveis do CNE num verdadeiro espírito de Corpo, Fraternidade Cristã e Escutista.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Póvoa de Lanhoso - Tomada de Posse e dia de Núcleo
Tendo por base o tema “Semear a Palavra” o Núcleo da Póvoa de Lanhoso realizou no passado fim-de-semana uma actividade de Núcleo que decorreu na Vila da Povoa de Lanhoso.
Com a participação de todos os Agrupamentos do Núcleo, a actividade começou no Sábado dia 7 de Novembro, às 08h00, só para o Grupo Pioneiro.
No Domingo todas as Secções se reuniram, por volta das 09h00, no Parque dos Pontidos, onde o então, eleito, Chefe de Núcleo, Rui Sá deu inicio às actividades, desejando a todos boa caça.
Pequenos no tamanho mas Grandes na Aventura, foi essa a atitude de um pouco mais de 80 Lobitos (crianças entre os 6 e 10 anos).
Neste dia tão especial, os nossos Lobitos partiram para a Grande Caçada (jogo que tem como imaginário alguns animais da Selva que os ajudam as crianças a serem melhores). O tema do jogo era “Semear a Palavra”, pode ser uma frase complicada para uma criança mas não é quando ela a lê brincando, através de acções educativas.
São Francisco de Assis (Patrono dos Lobitos) também esteve presente. Esta personagem recriada por um dos Dirigentes deu mais dinâmica à actividade, ensinando aos Lobitos que se olharem para o Sol, para a Lua, para toda a Natureza como irmãos e os tratarem como tal o Mundo será mais brilhante, saudável e divertido. Neste sentido, os Lobitos aprenderam a reutilizar materiais que normalmente vão para o lixo, fizeram vasos, colocaram terra e uma semente que depois trocaram entre si aprendendo o sentido da Partilha e que para isso têm de Agir.
Foi um dia frio, mas quente em emoções demonstradas nos sorrisos verdadeiros dos Lobitos, pois como diz duas das Máximas dos Lobitos: “O LOBITO É VERDADEIRO, O LOBITO É ALEGRE”.
Os Exploradores, na parte da manhã construíram um painel em tecido, por patrulha, com madeiras, cordas, no qual de um lado escreveram a sua opinião sobre o escutismo e no outro, após uma breve consulta a populares, escreviam a opinião destes do CNE. Durante a tarde, cada explorador pintou um vaso de barro com motivos escutistas com os quais mais se identificavam.
Os Pioneiros viveram um imaginário, por eles sugerido no Dia de Núcleo de 2008 – Um Acampamento em Júpiter no Ano 3000 – com a temática do Núcleo para este ano escutista – “Semear a Palavra”. Vivenciaram o imaginário de uma viagem espacial ao planeta Júpiter, através da construção de fatos e de naves espaciais. Durante a sua viagem, depararam-se com a lixeira espacial provocada por dois séculos de actividade no espaço viram uma perspectiva nova de um Planeta Azul, que já não é tão azul como nos tempos em que a poluição não dominava o planeta. A tarde de Sábado foi ocupada com uma visita às luas de Júpiter e a construção de uma nave que permitisse a recolha do lixo espacial. No Domingo, puseram em prática tudo aquilo que aprenderam durante a viagem a Júpiter e “semear a palavra” na comunidade terrestre sobre a importância de contribuir para diminuir o impacto ecológico da vida humana na Terra.
Com o tema “semear a palavra” os Caminheiros, “semearam a solidariedade”.
Durante a manhã, fizeram velas decorativas e prepararam uma dinâmica para no final do almoço, fazerem visitas a casas de pessoas que estão sozinhas. Cada equipa visitou 2 casas e para além de oferecerem o trabalho manual que fizeram, da parte da manhã, animaram as pessoas, com a dinâmica preparada e falaram com as mesmas.
Por volta das 16h00 deu-se inicio à Eucaristia com tomada de posse da Junta de Núcleo
A Eucaristia foi celebrada pelo Reverendíssimo Arcipreste da Póvoa de Lanhoso P`e Armindo Ribeiro, auxiliado pelo Reverendíssimo P`e Augusto, Assistente do Agrupamento 817 – Taíde e pelo Reverendíssimo P`e Domingos, Assistente do Agrupamento 856 - Louredo Estiveram também presentes os Srs. Vereadores da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Dr.ª. Gabriela Fonseca e Dr. Armando Fernandes, Presidentes de Junta, Chefes de Núcleo e imprensa local.
O de Núcleo, Rui Sá, deixou algumas palavras aos presentes:
“ (saudações iniciais, …)
É com muito prazer que vos saúdo e agradeço a vossa presença, que muito nos honra, neste acto solene.
Permiti que as minhas primeiras palavras sejam dirigidas àqueles que são a razão de ser do nosso movimento e pelos quais estamos aqui reunidos.
A vós Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros;
O mandato que agora iniciamos tem claramente marcado um horizonte!
Que sejamos capazes de vos proporcionar “ UM MELHOR ESCUTISMO PARA UM CADA VEZ MAIOR NUMERO DE JOVENS” ou seja melhores actividades, mais atractivas, mais exigentes, mais de acordo com a vossa paixão.
Este propósito acarreta para nós Dirigentes uma maior responsabilidade.
Pede-nos que sejamos capazes de:
Melhorar a nossa formação escutista
Organizarmos melhor
Partilharmos o que cada um sabe fazer bem
Reaprender com vocês a sermos uma patrulha
Estamos certos que sozinhos não seremos capazes de ir tão longe.
Contamos com a vossa juventude e audácia para nos desafiar …
Contamos também com a colaboração e empenho de todos os vossos Dirigentes…
Estamos dispostos a dar o nosso melhor, mas esperamos da vossa parte, Dirigentes deste Núcleo, a mesma disponibilidade.
Disponibilidade para agarrar os projectos pelos quais todos ansiamos
Disponibilidade para melhorarmos a nossa formação escutista
Disponibilidade para partilharmos responsabilidades
Disponibilidade para cada vez mais, irmos de encontro àquilo que os nossos escuteiros nos exigem…
Estou certo que posso contar convosco!!!!!!
Conto também convosco para, como movimento católico que somos, descobrir e aprofundar a finalidade espiritual do escutismo, num compromisso consciente e cooperante em igreja, integrando activamente a pastoral juvenil, e em comunhão com os restantes movimentos das nossas paróquias.
Ao Clero, aqui representado na pessoa do Sr. Arcipreste, peço que nos ajude nesta nossa missão e que juntos possamos fazer caminho.
Todo este trabalho tem um propósito:
Educar integralmente as nossas crianças, adolescentes e jovens para os tornar cidadãos úteis, felizes, activos e comprometidos com a comunidade em que estão inseridos, tal como preconizava B.P. o nosso fundador.
É nesta linha de pensamento que agradeço às autoridades civis aqui presentes, Srs. Vereadores e Srs. Presidentes de Junta de Freguesia, o carinho que têm devotado às nossas iniciativas, valorizando assim este movimento de cidadania activa.
Desafio no entanto V. Exas. A conhecer melhor o nosso movimento, os nossos projectos para que juntos possamos, em prol do Concelho da Póvoa de Lanhoso, projectar a sua juventude para horizontes mais largos e audazes.
Neste sentido vão algumas das propostas do nosso plano, para as quais, muito nos honraria ter o vosso apoio.
Quero apenas citar dois deles que me parecem os mais relevantes:
A criação de um espaço físico que permita acolher a Sede e o DMF de Núcleo;
O apoio logístico na próxima Abertura do Ano Escutista, uma actividade de referência a nível Regional que movimenta cerca de 8000 mil escuteiros de todo o Distrito e que a Póvoa de Lanhoso através do seu Núcleo, tem a honra de acolher em Outubro de 2010.
CONTO COM A VOSSA COLABORAÇÃO
Deixai-me terminar citando uma frase do saudoso Papa João Paulo II que encimava a nossa projecto de candidatura;
“O ESPIRITO DO MUNDO OFERECE ILUSÕES, VENDE INDICAÇÕES DE FELICIDADE E CONDUZ AO DESESPERO”
A nossa resposta ao mundo está aqui:
O Escutismo é uma escola de valores.
Bem hajam e boa caça a todos
Em representação do Chefe Regional esteve o Dirigente Luís Monteiro, que leu a mensagem do Chefe Regional, transmitindo votos de confiança e de incentivo para esta nova Junta de Núcleo e lembrando com satisfação a realização da próxima Abertura do ano Escutista da Região de Braga, que irá realizar-se no Núcleo da Póvoa de Lanhoso.
A actividade terminou com o Porto de Honra servido aos convidados.
Clarisse Matos
Secretária do Núcleo da Póvoa de Lanhoso
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Tomada de posse da Junta de Núcleo de Fafe
No passado domingo, a nova Junta de Núcleo de Fafe, eleita no passado dia 2 de Outubro, tomou posse e renovaram o seu compromisso como Dirigentes e, acima de tudo, como Escuteiros. A Igreja de Moreira do Rei acolheu os escuteiros do Núcleo de Fafe e demais fiéis que se reuniram para estarem em comunhão com Deus e, com a sua bênção, assumirem esta nova missão perante Ele.
Esta eucaristia foi celebrada pelo Reverendíssimo Arcipreste e Assistente de Núcleo, o padre Faria, auxiliado pelo Reverendíssimo Padre José Maria Fernandes, Pároco e assistente dos Agrupamentos de Moreira do Rei e Ribeiros. Contou também com a presença do Sr. Vereador da Câmara Municipal de Fafe, Dr. Antero Barbosa e Alberto Coelho, Secretário da Junta Regional de Braga.
É nas mãos destes elementos que, na maioria transitaram do último mandato, estará o Escutismo em Fafe. A intervenção do chefe de Núcleo, Adriano da Cunha Pereira, no final deste acto solene, reflecte o trabalho realizado e as aspirações para este novo triénio. São palavras que merecem ser relembradas e registadas neste artigo.
“(saudações iniciais, …) é para mim uma honra poder partilhar convosco a alegria que sinto ao tomar posse na Igreja e na freguesia que me viu nascer e crescer como cristão, como escuteiro e como cidadão.
Dou graças a Deus pela força que me tem dado para poder estar ao serviço do movimento escutista e peço que me continue a acompanhar e a abençoar a fim de dar continuidade a esta difícil, mas aliciante missão.
Terminamos hoje uma etapa e iniciamos outra. A etapa que hoje termina, honra-nos pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos três anos. A nossa preocupação centrou-se no servir cada vez melhor aqueles que acreditam neste movimento e nesta escola de formação. Foram três anos de intensa actividade culminando com o Acampamento de Núcleo, avaliado pelos agrupamentos participantes como o melhor de sempre realizado no Núcleo de Fafe. É para nós, factor de satisfação, quando sentimos que a nossa mensagem passa e é assimilada pelos membros desta grande família que é o Escutismo.
Recordo e presto a minha reconhecida homenagem a dois dirigentes que iniciaram esta caminhada comigo mas que o Senhor chamou para o Acampamento Eterno; ao irmão e companheiro Padre Flores que durante trinta e três anos dedicou parte da sua vida ao serviço do movimento escutista e, de modo particular, ao Núcleo de Fafe, a quem se deve grande parte daquilo que hoje somos. Ensinou-nos a olhar sempre para o bom lado das coisas e a acreditar nas nossas virtudes e capacidades. Só existe uma forma de lhe retribuir tudo aquilo que fez pelo Escutismo, que é recordá-lo para sempre como exemplo e modelo de um verdadeiro Escuteiro. Ao grande Amigo Chefe José Clemente com o qual tive o privilégio de trabalhar e partilhar alegrias e preocupações. O seu espírito forte e determinado faziam dele, um vencedor. Tinha uma visão de um escutismo ao serviço de todos, onde os objectivos do grupo estavam em primeiro lugar. Foi, sem dúvida, um dirigente que deixou a sua marca. O Escutismo agradece e fica-lhe eternamente reconhecido.
Agradeço a toda a equipa que me acompanhou nesta missão pois, sem vós, não seria capaz de terminar o mandato com a força necessária para iniciar outro. Fomos uma verdadeira família e, nos momentos mais complicados, soubemos estar unidos e abraçados no mesmo ideal e compromisso. Conseguimos ultrapassar todos os obstáculos. Fostes, sem dúvida, os obreiros ideais de uma messe que vos ficará deveras reconhecida. Um agradecimento muito sentido a todos os Agrupamentos do nosso Núcleo, pois a vossa colaboração foi determinante e indispensável para alcançarmos os objectivos pretendidos. A nossa energia motivadora vem de vós, quando o objectivo é comum, só há um final possível: a felicidade e a consciência do dever cumprido. Podeis estar cientes que foi isso que, todos juntos, conseguimos alcançar nesta etapa que hoje termina.
Agradeço todo o apoio dado pela Junta Regional, sendo membros de um único corpo, temos a consciência que este só funciona se estivermos todos interligados. Temos privilegiado essa coordenação, sendo agentes activos para o desenvolvimento do Escutismo na nossa Região.
A Câmara Municipal tem tido um papel importante no progresso e desenvolvimento do Escutismo em Fafe, através de protocolos celebrados entre ambas as partes. Os Agrupamentos têm beneficiado de apoios consideráveis que, em muito, vieram facilitar a sua acção e o seu desenvolvimento. Em nome do Núcleo de Fafe o meu muito obrigado. Acredito que quem ajuda o próximo terá, um dia, a sua recompensa. Da nossa parte, temos todo o interesse em continuar a privilegiar a nossa parceria, pois o Escutismo não se pode alhear ao que se passa na sociedade. É nosso dever colaborar com todas as entidades, principalmente quando essa colaboração tem como objectivo, contribuir para um mundo melhor. Espero da parte da Câmara o apoio necessário para continuar a sonhar com um melhor escutismo no nosso Núcleo, capaz de formar jovens mais responsáveis e mais puros.
Estamos hoje a iniciar uma nova etapa e assumimos um compromisso para com o movimento e a sociedade. Não é uma missão fácil mas a vida é feita de desafios e, quanto maiores e mais difíceis forem, mais sentido tem a vida.
Temos uma equipa de trabalho que inspira confiança. Contamos com o apoio de todos os escuteiros e entidades. Temos um objectivo gravado no nosso coração: estar a serviço dos jovens, contribuir para o seu desenvolvimento físico, moral e intelectual, preparar e facilitar a sua integração na sociedade e lutar por um mundo melhor e mais justo São as metas que nos propomos atingir, estando confiantes e convictos que, com a nossa determinação e a vossa colaboração, vamos conseguir levar este barco a bom porto.
Vamos dar prioridade à formação de Dirigentes para, de seguida, desenvolver acções de formação nos Agrupamentos. Vamos entrar num novo desafio, a RAP (Renovação da Acção Pedagógica). Esta renovação vai trazer grandes desafios e sacrifícios aos Agrupamentos em geral e aos dirigentes em particular. Vamos estar atentos e, ao mesmo tempo, apoiar a participação dos formadores nas acções de formação disponíveis, para não perdermos o comboio do Escutismo a nível Regional e Nacional. Vamos ser um Núcleo responsável em quem podeis confiar. Não fugimos das nossas responsabilidades e estamos habituados a um Escutismo de qualidade e é nesse caminho que queremos continuar.
Agradeço ao Agrupamento de Escuteiros de Moreira do Rei pelo acolhimento e disponibilidade demonstrada, ao Grupo Coral que, desde o primeiro momento, se mostrou disponível para colaborar e enriquecer este acto de tomada de posse. A todos vós, um muito obrigado pela vossa presença e a continuai a amar e a servir o movimento escutista. Que Nossa Senhora Mãe dos Escutas e S. Nuno de Santa Maria derramem sobre nós as suas bênçãos para podermos continuar a caminhar à luz do Evangelho de Jesus Cristo”.
No final, para além das palavras do chefe de Núcleo também tomaram a palavra os principais intervenientes, como os celebrantes, o representante da Junta Regional e da Câmara Municipal, com palavras de apreço e de incentivo para este nova Junta de Núcleo.
João David
Junta de Núcleo de Fafe
sábado, 31 de outubro de 2009
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Insignia do ano escutista 2009 2010
Adquire a tua insígnia na tua loja Escutista ( a ser colocada no local de Insignias de actividade, braço direito)
SIMBOLOGIA
O logótipo é constituído por duas partes.
A primeira a colocar no ínicio do ano Escutista e a usar por todos os escuteiros da Região de Braga como símbolo da Unidade Regional. A flor de lis estilizada símbolo da Patrulha G2C, aponta a direcção que nos leva a olhar para S. Nuno, figura deste ano escutista, dois elementos que irão ser trabalhados pelos escuteiros durante o ano 2009/2010 com o lema “Agir com S. Nuno”. S. Nuno e o seu testemunho de vida e o escutismo na sua lei e princípios. A Boa Acção.
A segunda parte do logótipo só vai ser colocada pelos escuteiros que participarem no
ACAREG. A construção deste puzzle seria como a chegada à meta. Durante o ano, o
escuteiro, aprendendo com a experiência de vida de S. Nuno, cria as condições
necessárias para viver 5 dias em homenagem ao santo e à natureza que nos cerca. com o
lema "Agir com S. Nuno: Um Escuteiro de acção como tu" As secções são aqui
representadas pelo tronco da árvore, é através deles que passa a energia e a vida. Nesta árvore obra criadora de Deus, estão também representadas as acções a desenvolver durante a realização do ACAREG 2010; PIEDADE, CRIATIVIDADE, EMOTIVIDADE,
SUSTENTABILIDADE, AUTONOMIA, SOLIDARIEDADE. São os ramos, aqui estilizados com as
espirais que induzem em si próprias uma ideia de progressão e crescimento.
O logótipo é constituído por duas partes.
A primeira a colocar no ínicio do ano Escutista e a usar por todos os escuteiros da Região de Braga como símbolo da Unidade Regional. A flor de lis estilizada símbolo da Patrulha G2C, aponta a direcção que nos leva a olhar para S. Nuno, figura deste ano escutista, dois elementos que irão ser trabalhados pelos escuteiros durante o ano 2009/2010 com o lema “Agir com S. Nuno”. S. Nuno e o seu testemunho de vida e o escutismo na sua lei e princípios. A Boa Acção.
A segunda parte do logótipo só vai ser colocada pelos escuteiros que participarem no
ACAREG. A construção deste puzzle seria como a chegada à meta. Durante o ano, o
escuteiro, aprendendo com a experiência de vida de S. Nuno, cria as condições
necessárias para viver 5 dias em homenagem ao santo e à natureza que nos cerca. com o
lema "Agir com S. Nuno: Um Escuteiro de acção como tu" As secções são aqui
representadas pelo tronco da árvore, é através deles que passa a energia e a vida. Nesta árvore obra criadora de Deus, estão também representadas as acções a desenvolver durante a realização do ACAREG 2010; PIEDADE, CRIATIVIDADE, EMOTIVIDADE,
SUSTENTABILIDADE, AUTONOMIA, SOLIDARIEDADE. São os ramos, aqui estilizados com as
espirais que induzem em si próprias uma ideia de progressão e crescimento.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Video - JOTA JOTI 2009 - Estação Nacional do CNE nas Marinhas - Esposende
OBRIGADO
a todos os que, directa ou indirectamente, fizeram acontecer esta estação
Etiquetas:
braga,
cego do maio,
cne,
escuteiros,
jota joti 2009,
JOTA JOTI BRAGA NACIONAL ESTAÇÃO,
jotajoti09,
joti
domingo, 18 de outubro de 2009
sábado, 17 de outubro de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)