segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Tomada de posse da Junta de Núcleo de Fafe



No passado domingo, a nova Junta de Núcleo de Fafe, eleita no passado dia 2 de Outubro, tomou posse e renovaram o seu compromisso como Dirigentes e, acima de tudo, como Escuteiros. A Igreja de Moreira do Rei acolheu os escuteiros do Núcleo de Fafe e demais fiéis que se reuniram para estarem em comunhão com Deus e, com a sua bênção, assumirem esta nova missão perante Ele.
Esta eucaristia foi celebrada pelo Reverendíssimo Arcipreste e Assistente de Núcleo, o padre Faria, auxiliado pelo Reverendíssimo Padre José Maria Fernandes, Pároco e assistente dos Agrupamentos de Moreira do Rei e Ribeiros. Contou também com a presença do Sr. Vereador da Câmara Municipal de Fafe, Dr. Antero Barbosa e Alberto Coelho, Secretário da Junta Regional de Braga.
É nas mãos destes elementos que, na maioria transitaram do último mandato, estará o Escutismo em Fafe. A intervenção do chefe de Núcleo, Adriano da Cunha Pereira, no final deste acto solene, reflecte o trabalho realizado e as aspirações para este novo triénio. São palavras que merecem ser relembradas e registadas neste artigo.
“(saudações iniciais, …) é para mim uma honra poder partilhar convosco a alegria que sinto ao tomar posse na Igreja e na freguesia que me viu nascer e crescer como cristão, como escuteiro e como cidadão.
Dou graças a Deus pela força que me tem dado para poder estar ao serviço do movimento escutista e peço que me continue a acompanhar e a abençoar a fim de dar continuidade a esta difícil, mas aliciante missão.
Terminamos hoje uma etapa e iniciamos outra. A etapa que hoje termina, honra-nos pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos três anos. A nossa preocupação centrou-se no servir cada vez melhor aqueles que acreditam neste movimento e nesta escola de formação. Foram três anos de intensa actividade culminando com o Acampamento de Núcleo, avaliado pelos agrupamentos participantes como o melhor de sempre realizado no Núcleo de Fafe. É para nós, factor de satisfação, quando sentimos que a nossa mensagem passa e é assimilada pelos membros desta grande família que é o Escutismo.
Recordo e presto a minha reconhecida homenagem a dois dirigentes que iniciaram esta caminhada comigo mas que o Senhor chamou para o Acampamento Eterno; ao irmão e companheiro Padre Flores que durante trinta e três anos dedicou parte da sua vida ao serviço do movimento escutista e, de modo particular, ao Núcleo de Fafe, a quem se deve grande parte daquilo que hoje somos. Ensinou-nos a olhar sempre para o bom lado das coisas e a acreditar nas nossas virtudes e capacidades. Só existe uma forma de lhe retribuir tudo aquilo que fez pelo Escutismo, que é recordá-lo para sempre como exemplo e modelo de um verdadeiro Escuteiro. Ao grande Amigo Chefe José Clemente com o qual tive o privilégio de trabalhar e partilhar alegrias e preocupações. O seu espírito forte e determinado faziam dele, um vencedor. Tinha uma visão de um escutismo ao serviço de todos, onde os objectivos do grupo estavam em primeiro lugar. Foi, sem dúvida, um dirigente que deixou a sua marca. O Escutismo agradece e fica-lhe eternamente reconhecido.
Agradeço a toda a equipa que me acompanhou nesta missão pois, sem vós, não seria capaz de terminar o mandato com a força necessária para iniciar outro. Fomos uma verdadeira família e, nos momentos mais complicados, soubemos estar unidos e abraçados no mesmo ideal e compromisso. Conseguimos ultrapassar todos os obstáculos. Fostes, sem dúvida, os obreiros ideais de uma messe que vos ficará deveras reconhecida. Um agradecimento muito sentido a todos os Agrupamentos do nosso Núcleo, pois a vossa colaboração foi determinante e indispensável para alcançarmos os objectivos pretendidos. A nossa energia motivadora vem de vós, quando o objectivo é comum, só há um final possível: a felicidade e a consciência do dever cumprido. Podeis estar cientes que foi isso que, todos juntos, conseguimos alcançar nesta etapa que hoje termina.
Agradeço todo o apoio dado pela Junta Regional, sendo membros de um único corpo, temos a consciência que este só funciona se estivermos todos interligados. Temos privilegiado essa coordenação, sendo agentes activos para o desenvolvimento do Escutismo na nossa Região.
A Câmara Municipal tem tido um papel importante no progresso e desenvolvimento do Escutismo em Fafe, através de protocolos celebrados entre ambas as partes. Os Agrupamentos têm beneficiado de apoios consideráveis que, em muito, vieram facilitar a sua acção e o seu desenvolvimento. Em nome do Núcleo de Fafe o meu muito obrigado. Acredito que quem ajuda o próximo terá, um dia, a sua recompensa. Da nossa parte, temos todo o interesse em continuar a privilegiar a nossa parceria, pois o Escutismo não se pode alhear ao que se passa na sociedade. É nosso dever colaborar com todas as entidades, principalmente quando essa colaboração tem como objectivo, contribuir para um mundo melhor. Espero da parte da Câmara o apoio necessário para continuar a sonhar com um melhor escutismo no nosso Núcleo, capaz de formar jovens mais responsáveis e mais puros.
Estamos hoje a iniciar uma nova etapa e assumimos um compromisso para com o movimento e a sociedade. Não é uma missão fácil mas a vida é feita de desafios e, quanto maiores e mais difíceis forem, mais sentido tem a vida.
Temos uma equipa de trabalho que inspira confiança. Contamos com o apoio de todos os escuteiros e entidades. Temos um objectivo gravado no nosso coração: estar a serviço dos jovens, contribuir para o seu desenvolvimento físico, moral e intelectual, preparar e facilitar a sua integração na sociedade e lutar por um mundo melhor e mais justo São as metas que nos propomos atingir, estando confiantes e convictos que, com a nossa determinação e a vossa colaboração, vamos conseguir levar este barco a bom porto.
Vamos dar prioridade à formação de Dirigentes para, de seguida, desenvolver acções de formação nos Agrupamentos. Vamos entrar num novo desafio, a RAP (Renovação da Acção Pedagógica). Esta renovação vai trazer grandes desafios e sacrifícios aos Agrupamentos em geral e aos dirigentes em particular. Vamos estar atentos e, ao mesmo tempo, apoiar a participação dos formadores nas acções de formação disponíveis, para não perdermos o comboio do Escutismo a nível Regional e Nacional. Vamos ser um Núcleo responsável em quem podeis confiar. Não fugimos das nossas responsabilidades e estamos habituados a um Escutismo de qualidade e é nesse caminho que queremos continuar.
Agradeço ao Agrupamento de Escuteiros de Moreira do Rei pelo acolhimento e disponibilidade demonstrada, ao Grupo Coral que, desde o primeiro momento, se mostrou disponível para colaborar e enriquecer este acto de tomada de posse. A todos vós, um muito obrigado pela vossa presença e a continuai a amar e a servir o movimento escutista. Que Nossa Senhora Mãe dos Escutas e S. Nuno de Santa Maria derramem sobre nós as suas bênçãos para podermos continuar a caminhar à luz do Evangelho de Jesus Cristo”.

No final, para além das palavras do chefe de Núcleo também tomaram a palavra os principais intervenientes, como os celebrantes, o representante da Junta Regional e da Câmara Municipal, com palavras de apreço e de incentivo para este nova Junta de Núcleo.

João David
Junta de Núcleo de Fafe

Sem comentários: