sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Póvoa de Lanhoso - Tomada de Posse e dia de Núcleo



Tendo por base o tema “Semear a Palavra” o Núcleo da Póvoa de Lanhoso realizou no passado fim-de-semana uma actividade de Núcleo que decorreu na Vila da Povoa de Lanhoso.
Com a participação de todos os Agrupamentos do Núcleo, a actividade começou no Sábado dia 7 de Novembro, às 08h00, só para o Grupo Pioneiro.
No Domingo todas as Secções se reuniram, por volta das 09h00, no Parque dos Pontidos, onde o então, eleito, Chefe de Núcleo, Rui Sá deu inicio às actividades, desejando a todos boa caça.



Pequenos no tamanho mas Grandes na Aventura, foi essa a atitude de um pouco mais de 80 Lobitos (crianças entre os 6 e 10 anos).
Neste dia tão especial, os nossos Lobitos partiram para a Grande Caçada (jogo que tem como imaginário alguns animais da Selva que os ajudam as crianças a serem melhores). O tema do jogo era “Semear a Palavra”, pode ser uma frase complicada para uma criança mas não é quando ela a lê brincando, através de acções educativas.
São Francisco de Assis (Patrono dos Lobitos) também esteve presente. Esta personagem recriada por um dos Dirigentes deu mais dinâmica à actividade, ensinando aos Lobitos que se olharem para o Sol, para a Lua, para toda a Natureza como irmãos e os tratarem como tal o Mundo será mais brilhante, saudável e divertido. Neste sentido, os Lobitos aprenderam a reutilizar materiais que normalmente vão para o lixo, fizeram vasos, colocaram terra e uma semente que depois trocaram entre si aprendendo o sentido da Partilha e que para isso têm de Agir.
Foi um dia frio, mas quente em emoções demonstradas nos sorrisos verdadeiros dos Lobitos, pois como diz duas das Máximas dos Lobitos: “O LOBITO É VERDADEIRO, O LOBITO É ALEGRE”.
Os Exploradores, na parte da manhã construíram um painel em tecido, por patrulha, com madeiras, cordas, no qual de um lado escreveram a sua opinião sobre o escutismo e no outro, após uma breve consulta a populares, escreviam a opinião destes do CNE. Durante a tarde, cada explorador pintou um vaso de barro com motivos escutistas com os quais mais se identificavam.
Os Pioneiros viveram um imaginário, por eles sugerido no Dia de Núcleo de 2008 – Um Acampamento em Júpiter no Ano 3000 – com a temática do Núcleo para este ano escutista – “Semear a Palavra”. Vivenciaram o imaginário de uma viagem espacial ao planeta Júpiter, através da construção de fatos e de naves espaciais. Durante a sua viagem, depararam-se com a lixeira espacial provocada por dois séculos de actividade no espaço viram uma perspectiva nova de um Planeta Azul, que já não é tão azul como nos tempos em que a poluição não dominava o planeta. A tarde de Sábado foi ocupada com uma visita às luas de Júpiter e a construção de uma nave que permitisse a recolha do lixo espacial. No Domingo, puseram em prática tudo aquilo que aprenderam durante a viagem a Júpiter e “semear a palavra” na comunidade terrestre sobre a importância de contribuir para diminuir o impacto ecológico da vida humana na Terra.
Com o tema “semear a palavra” os Caminheiros, “semearam a solidariedade”.
Durante a manhã, fizeram velas decorativas e prepararam uma dinâmica para no final do almoço, fazerem visitas a casas de pessoas que estão sozinhas. Cada equipa visitou 2 casas e para além de oferecerem o trabalho manual que fizeram, da parte da manhã, animaram as pessoas, com a dinâmica preparada e falaram com as mesmas.
Por volta das 16h00 deu-se inicio à Eucaristia com tomada de posse da Junta de Núcleo
A Eucaristia foi celebrada pelo Reverendíssimo Arcipreste da Póvoa de Lanhoso P`e Armindo Ribeiro, auxiliado pelo Reverendíssimo P`e Augusto, Assistente do Agrupamento 817 – Taíde e pelo Reverendíssimo P`e Domingos, Assistente do Agrupamento 856 - Louredo Estiveram também presentes os Srs. Vereadores da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Dr.ª. Gabriela Fonseca e Dr. Armando Fernandes, Presidentes de Junta, Chefes de Núcleo e imprensa local.



O de Núcleo, Rui Sá, deixou algumas palavras aos presentes:
“ (saudações iniciais, …)
É com muito prazer que vos saúdo e agradeço a vossa presença, que muito nos honra, neste acto solene.
Permiti que as minhas primeiras palavras sejam dirigidas àqueles que são a razão de ser do nosso movimento e pelos quais estamos aqui reunidos.
A vós Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros;
O mandato que agora iniciamos tem claramente marcado um horizonte!
Que sejamos capazes de vos proporcionar “ UM MELHOR ESCUTISMO PARA UM CADA VEZ MAIOR NUMERO DE JOVENS” ou seja melhores actividades, mais atractivas, mais exigentes, mais de acordo com a vossa paixão.
Este propósito acarreta para nós Dirigentes uma maior responsabilidade.
Pede-nos que sejamos capazes de:
 Melhorar a nossa formação escutista
 Organizarmos melhor
 Partilharmos o que cada um sabe fazer bem
 Reaprender com vocês a sermos uma patrulha
Estamos certos que sozinhos não seremos capazes de ir tão longe.
Contamos com a vossa juventude e audácia para nos desafiar …
Contamos também com a colaboração e empenho de todos os vossos Dirigentes…
Estamos dispostos a dar o nosso melhor, mas esperamos da vossa parte, Dirigentes deste Núcleo, a mesma disponibilidade.
 Disponibilidade para agarrar os projectos pelos quais todos ansiamos
 Disponibilidade para melhorarmos a nossa formação escutista
 Disponibilidade para partilharmos responsabilidades
 Disponibilidade para cada vez mais, irmos de encontro àquilo que os nossos escuteiros nos exigem…
Estou certo que posso contar convosco!!!!!!
Conto também convosco para, como movimento católico que somos, descobrir e aprofundar a finalidade espiritual do escutismo, num compromisso consciente e cooperante em igreja, integrando activamente a pastoral juvenil, e em comunhão com os restantes movimentos das nossas paróquias.
Ao Clero, aqui representado na pessoa do Sr. Arcipreste, peço que nos ajude nesta nossa missão e que juntos possamos fazer caminho.
Todo este trabalho tem um propósito:
Educar integralmente as nossas crianças, adolescentes e jovens para os tornar cidadãos úteis, felizes, activos e comprometidos com a comunidade em que estão inseridos, tal como preconizava B.P. o nosso fundador.
É nesta linha de pensamento que agradeço às autoridades civis aqui presentes, Srs. Vereadores e Srs. Presidentes de Junta de Freguesia, o carinho que têm devotado às nossas iniciativas, valorizando assim este movimento de cidadania activa.
Desafio no entanto V. Exas. A conhecer melhor o nosso movimento, os nossos projectos para que juntos possamos, em prol do Concelho da Póvoa de Lanhoso, projectar a sua juventude para horizontes mais largos e audazes.
Neste sentido vão algumas das propostas do nosso plano, para as quais, muito nos honraria ter o vosso apoio.
Quero apenas citar dois deles que me parecem os mais relevantes:
 A criação de um espaço físico que permita acolher a Sede e o DMF de Núcleo;

 O apoio logístico na próxima Abertura do Ano Escutista, uma actividade de referência a nível Regional que movimenta cerca de 8000 mil escuteiros de todo o Distrito e que a Póvoa de Lanhoso através do seu Núcleo, tem a honra de acolher em Outubro de 2010.

CONTO COM A VOSSA COLABORAÇÃO

Deixai-me terminar citando uma frase do saudoso Papa João Paulo II que encimava a nossa projecto de candidatura;
“O ESPIRITO DO MUNDO OFERECE ILUSÕES, VENDE INDICAÇÕES DE FELICIDADE E CONDUZ AO DESESPERO”

A nossa resposta ao mundo está aqui:
O Escutismo é uma escola de valores.

Bem hajam e boa caça a todos

Em representação do Chefe Regional esteve o Dirigente Luís Monteiro, que leu a mensagem do Chefe Regional, transmitindo votos de confiança e de incentivo para esta nova Junta de Núcleo e lembrando com satisfação a realização da próxima Abertura do ano Escutista da Região de Braga, que irá realizar-se no Núcleo da Póvoa de Lanhoso.

A actividade terminou com o Porto de Honra servido aos convidados.

Clarisse Matos
Secretária do Núcleo da Póvoa de Lanhoso

Sem comentários: