terça-feira, 13 de outubro de 2009

Jota joti - Estação Nacional nas Marinhas - Esposende, pronta para te receber de 16 a 18 Outubro 2009- se não puderes visitar acompanha aqui a estação




PROGRAMA ...........................


Sexta-feira, 16/10/2009
Acolhimento e Check-In 21h00
Abertura do JOTA-JOTI: “Chamada Geral” 22h00
Início do fórum: “Respeitar e valorizar o Ambiente” 23h00
Chá e bolachas 00h30

Sábado, 17/10/2009
Pequeno-almoço: 08h30
Actividades: “Oficinas e Ateliers” 09h30
“A Selva do País do Tonei”
Almoço (volante) 12h30
Actividades: “Oficinas e Ateliers” 14h30
“A Selva do País do Tonei”
“Jogo Inter-Regional: Homógrafo” 15h00
Lanche 16h15
Actividades: “Oficinas e Atelieres” 16h45
“A Selva do País do Tonei”
Fim das actividades: 18h30
Jantar 20h00
Fogo de Conselho 22h00

Domingo, 18/10/2009
Pequeno-almoço: 09h00
Actividades: 09h30
Almoço (volante): 12h30
Eucaristia: 15h00
Encerramento: 17h30


-------------------------------------------------
Imaginário
"Contagem decrescente para o Apocalipse"

Algures no meio da selva do país de Tonei, é preparado o aceleramento catastrófico das alterações climáticas no planeta de Bodlac.

No meio de muitos livros e capas de dossier, recheadas de folhas, densas de fórmulas físicas e químicas, ininteligíveis ao comum dos mortais, Filippo escrevinhava malévola e desenfreadamente, como se dependesse disso a sua vida.

De repente, parou e, rindo descontroladamente, preparou-se para mostrar ao mundo todo o seu poder.

A meio de um dia chuvoso, em todos os computadores com acesso à Internet, foi revelada uma mensagem aterradora: “O fim do mundo está mais próximo do que todos possam imaginar. Eu sei a fórmula que pode destruir o planeta num ápice.”.

Num país do outro lado do planeta, o agente Caius fica responsável por resolver este enigma.

Dirigindo-se ao Departamento de Combate aos Crimes Informáticos, pediu ajuda para descobrir de onde partiu aquela mensagem.

Em pouco tempo a missão mostrou-se impossível. A mensagem tinha sido enviada através de um servidor temporário e não localizável.

Enquanto Filippo ia pensando numa forma de ser muito bem pago por aquela fórmula que tinha descoberto, Caius lembrou-se que tinha de manter uma equipa multifacetada bem alerta, pois o bandido iria, certamente, voltar a dar ares da sua graça.

Uma semana mais tarde, surgiu uma novidade. Teria sido ouvida uma conversa telefónica com alguém a querer vender uma fórmula capaz de destruir o mundo numa semana, através das alterações climáticas.

Após uma forte investigação, descobriram o destinatário da mensagem – O presidente de um dos países mais influentes de todo o mundo. Contudo, não conseguiram apanhar o autor da chamada. Esta fora feita através de uma cabine telefónica pública.

Os agentes chegaram à conversa com o Presidente Himineu, que confirmou a chamada e lhes disse que ficou à espera de novas informações. Só sabia que o seu interlocutor queria muito dinheiro em troca daquela fórmula.

Dois dias depois, o Presidente Himineu voltou a ser contactado. Caius e a sua equipa assistiram a tudo.

Filippo explicou no que consistia a sua fórmula. Explicou que o planeta caminha para o seu fim, devido à poluição que aumenta a cada dia que passa e ao aumento do consumo de energias não renováveis. Este descuido, levará o planeta a um extremo em que os tornados, os sismos e as tempestades serão uma constante e ao sobreaquecimento global do planeta, o que vai levar ao derretimento de todo o gelo existente nos 2 pólos do planeta e, consequentemente, à sua completa imersão.

O que, previsivelmente levaria alguns milhares de anos a acontecer, Filippo conseguia que acontecesse em apenas uma semana, através de uma lente gigante, colocada sobre um local específico em cada um dos pólos.

Apercebendo-se de que estava sob escuta, que se tinha desleixado e acabara de ser localizado, e que iria passar o resto da sua vida atrás das grades, Filippo ameaçou:

- Vocês não me vão conseguir apanhar e muito menos parar o que eu comecei. Já que não posso ter o dinheiro que quero, vou provar que sou o homem mais inteligente à face da terra e começar já com a destruição do planeta. Estou muito próximo do meu objectivo.

Dito isto, desligou.

Filippo encontrava-se a uns meros 250Km de um dos pólos. O mais difícil seria chegar ao outro pólo. Mas tudo se faria…

Caius percebeu que ele estava realmente muito próximo do seu objectivo e teve, como que por magia, ideia da única solução para conseguir evitar esta catástrofe. Lembrou-se, então, da melhor forma de conseguir contactar pessoas em todo mundo – internet e rádio.

Ligando rapidamente com a sua jovem irmã, Abrilina, douta em internet, pediu-lhe ajuda para a transmissão desta mensagem, via chat, ao maior número possível de pessoas de todo o planeta.

Para complementar este meio, Caius contactou a sua colega Naira, profissional da rádio e iniciada no rádio amadorismo, para passar a mensagem ao maior número possível de pessoas.

O objectivo era pedir a todas as pessoas, de todo o planeta, para nos 2 dias seguintes desligarem tudo o que tinham ligado à electricidade, não sair de carro para não poluir o ar e não gastar água durante os dois dias seguintes. Só assim, e confiando que, dentro desse tempo, o bandido seria apanhado, o planeta poderia ser poupado, não ficando demasiado sobrecarregado com gastos de energia.

Assim, formando equipa com mais estas duas pessoas, rapidamente se criou uma rede, com pontos de contacto em todo o planeta, que iam aumentando, formando uma espécie de teia de aranha global.

A televisão também se juntou a esta causa, tão importante para a humanidade.

De forma a conseguirem chegar aos locais mais remotos do planeta, ensinaram as pessoas a construírem as suas próprias antenas, ficando permanentemente contactáveis, durante aquele dia. Durante os 2 dias seguintes, isso seria impossível.

Assim foi, nos 2 dias seguintes, todo o planeta estava parado. A noite era apenas iluminada pelo luar.

Como todos os transportes pararam, Filippo não conseguiu deslocar-se para o segundo pólo e foi apanhado, pela polícia local, a tentar arranjar transporte. Acabou por confessar o que tinha feito e as duas lentes (a que já estava colocada e a que iria colocar) foram destruídas.

Caius, Abrilina, Naira e as suas equipas foram condecorados por serviços prestados ao planeta.

No seu discurso, emitido para todas as televisões e rádios do mundo, Caius alertou:

- Isto foi um aviso do que poderá acontecer ao nosso planeta se não cuidarmos dele. O nosso planeta caminha, a passos largos, para a sua destruição e somos nós que a fazemos apressar nas pequenas coisas do dia-a-dia. No utilizar o carro para fazer a mais curta distância, no deixar a água a correr durante todo o banho ou, até, a lavar os dentes, no consumo exagerado e escusado de electricidade e no acto que para muitos já é, infelizmente, inconsciente, e que é de deitar lixo para o chão e rios, e que causa sérios riscos ao nosso ecossistema. Vamos todos tentar cuidar do nosso planeta, pois ele é a nossa casa e será a casa dos nossos filhos e de todas as próximas gerações.

Sem comentários: