Caros escuteiros,
A região de Braga vive este ano sob os auspícios da Palavra. A Palavra que acolhemos, Jesus Cristo. E queremos Agir, com S. Nuno. Agir, no sentido de fazer bem, de praticar a Boa Acção.
Este JOTA JOTI é subordinado ao tema das alterações climáticas. Todos sabemos que a sociedade em que vivemos é uma sociedade de consumo em massa. Por um lado, conseguimos ir ao encontro de necessidades de cada vez mais população. Por outro lado, a nossa pegada no ambiente que nos rodeia é cada vez mais marcada, mais funda. Mais difícil de apagar.
Por isso, devemos pensar em agir. Em fazer o bem pelo planeta.
Não precisamos de pensar no planeta todo. Apenas precisamos de pensar no ambiente que nos rodeia. Se todos o fizermos, o mundo será melhor. Vamos por isso agir, com coisas concretas e à nossa escala. Pensemos em poupar recursos: poupar água, poupar energia, poupar nos alimentos e nas embalagens.Isso pode ser feito nas nossas atitudes do dia-a-dia.
O JOTA JOTI é uma oportunidade única de partilharmos uma actividade internacional sem sairmos da nossa região. É uma forma de estarmos ligados ao mundo e aos nossos irmãos escuteiros de todos os continentes, a partir das nossas sedes.
Aproveitemos esta oportunidade para partilhar boas acções sobre a defesa e a preservação do ambiente. Os tais pequenos gestos que, quando os fazemos todos, ajudam o planeta. Vamos procurar aprender as acções dos nossos irmãos escuteiros de todo o mundo. Vamos aproveitar as suas experiências e pô-las em prática no nosso agrupamento.
Vamos partilhar o que fazemos de bem pela natureza, pelas nossas cidades e aldeias. Pela nossa sede. Pelo local do nosso acampamento. Pelas nossas casas. Em defesa do ambiente.
Deixo-vos um voto de uma excelente actividade! Que ela dê muitos frutos e que nos ajude a cuidar melhor do ambiente!
Boa caça!
Ivo Faria, Chefe Regional de Braga
Sem comentários:
Enviar um comentário