sexta-feira, 27 de maio de 2011

Expedição Humanitária a Marrocos em UMM


Joaquim Macedo, Dirigente do agrupamento 346 Cervães - Vila Verde, participou recentemente numa expedição Humanitária a Marrocos juntamente com outros amantes dos UMM.
Fica aqui o relato:

Expedição Solidária a Marrocos 2011 em UMM

Era noite de 31 de Março, quando saiu efectivamente à estrada a Expedição Solidária a Marrocos 2011 em UMM, organizada pelo SP-Team (um grupo de pessoas de Barcelos que cultiva a paixão pela UMM). A finalidade adivinha-se pelo nome: além da aventura por terras marroquinas, esta expedição tinha acima de tudo o cariz de uma aventura solidária. Equipar uma escola com um parque infantil, brinquedos e a entrega de material didáctico e escolar na aldeia de M’Hamid tornou-se a razão primeira desta viagem de doze dias feita por doze aventureiros em seis UMM’s.


Foi ao sexto dia que os sorrisos dos doze aventureiros mais se vincaram e que o objectivo do SP-Team se começava a realizar. Dezenas de crianças partilharam momentos de felicidade enquanto esperavam e até ajudavam a montar o parque infantil. A tarefa não se revelou nada fácil, tal era a ansiedade dos mais pequenos em experimentar brinquedos que para alguns talvez fosse a primeira vez. A entrega do material na escola foi, por isso, uma verdadeira aventura. Depois da azáfama de montarmos os brinquedos, passamos a uma nova etapa: tentar conter todos os miúdos que queriam ser os primeiros a experimentar o que construímos. Desde o escorrega ao baloiço ou mesmo o cesto de basquetebol, todos os elementos ganharam vida com tantas crianças “em pulgas” para os experimentarem. A alegria e a satisfação não estavam apenas nos rostos das dezenas de crianças que se sentiam fascinadas só com o colorido dos embrulhos, também os doze aventureiros ficaram completamente radiantes, rendidos aos sorrisos e com pleno sentimento de missão cumprida. Além do material didáctico e escolar, o SP-Team levou ainda mensagens e objectos oferecidos generosamente por algumas instituições do Barcelos e Sesimbra. De destacar alguns objectos entregues pelo executivo de Barcelos: uma mensagem do vereador do Turismo da Câmara Municipal de Barcelos, César Pires, acentuando o facto da missão do
SP-Team levar o nome de Barcelos até Marrocos e à aldeia de M’Hamid. Também a
vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro,
entregou à equipa alguns objectos feitos por alunos barcelenses, num claro sinal de
elementos que podem também ser feitos em M’Hamid. O posto de Turismo de Barcelos
ofereceu alguns galos, ícone de Barcelos. Um incentivo para que os mais pequenos sejam encorajados a participar cada vez mais nas aulas. Este intercâmbio contou com a
intervenção de outras instituições em Barcelos: o Gil Vicente e o Óquei Clube de Barcelos fizeram questão de entregar à escola em Marrocos, uma bola e uma t-shirt assinada por todos os jogadores.


A missão ficou totalmente completa com uma troca de mensagens entre os alunos e
docentes da escola EB1 de Alheira, Barcelos, e os homólogos da escola de M’Hamid.
Além da escola a que nos propusemos fazer sorrir, conseguimos levar a nossa missão a uma outra escola: desta vez uma escola nómada, onde os agradecimentos multiplicaram-se vezes sem conta pelas bocas dos que receberam o material escolar e didáctico. Um cenário quase irreal: as cores pálidas e áridas do deserto ficaram de repente preenchidas pelo colorido dos brinquedos.


Mas antes da chegada à escola de M’Hamid, no sul de Marrocos, muitos quilómetros tiveram que ser feitos e muitas experiências e aventuras vividas. A façanha começou logo no início, dia 31 de Março. CENTENAS de pessoas não quiseram perder aquela que é já uma viagem histórica, pois trata-se da primeira expedição a Marrocos só de UMM. Familiares, amigos e “amantes” destes jipes de marca portuguesa não faltaram às despedidas.

A entrada em Marrocos revelava-se uma verdadeira aventura, já que os seis UMM’s estavam atolados de brinquedos, material didáctico e escolar para entregar na aldeia de M’Hamid. O que parecia uma travessia complicada, afinal não demorou mais de duas horas a ser feita. A primeira vitória foi conseguida logo aí: nenhum do material ficou apreendido na alfândega e os seis UMM’s seguiram viagem rumo aos sorrisos dos mais pequenos e à aventura por terra marroquinas.


Ao longo da viagem, passamos por cenários absolutamente fascinantes: a garganta de
Dadès proporcionou alguns dos momentos mais cativantes desta expedição. Andar por
entre escarpas gigantes, com o céu visto por uma pequena fenda, foi absolutamente
extraordinário. O Vale de Dadès, que se entende entre as montanhas do Alto Atlas, permite apreciar autênticos oásis, plenos de palmeiras, amendoeiras, cerejeiras e demais vegetação.
Um cenário esplêndido entre rochas. Ter a visão dos seis jipes em linha a percorrer o que outrora fora um lago foi indescritível. A passagem pela lago seco de Ikiri causou emoção.




A aventura pelas pistas do Dakar e pelas areias do deserto não ficou de fora desta viagem a Marrocos. Depois de um extraordinário acampamento no deserto, foi a vez de nos maravilharmos pelas areias finas. Quebrar dunas, partir à descoberta, o desafio de não saber o que nos esperava depois de uma montanha de areia causou muitos arrepios na espinha e momentos inesquecíveis. E quem se arrisca nas areias do deserto e não fica “atascado”, é porque não aproveitou bem o que o momento lhe proporcionava. Mas a esta Expedição Solidária a Marrocos 2011 em UMM não faltou nada e foram algumas as vezes que tivemos que desenterrar os jipes. Há que fazer uma justa homenagem aos UMM’s: os seis jipes que fizeram esta aventura têm entre 20 a 25 anos e portaram-se muito bem.


A estadia na cidade de Marrakech, a sua vida, as cores, os cheiros a especiarias e a
labiríntica Medina, fizeram desta uma cidade marcante da expedição a Marrocos.



A missão desta expedição solidária, organizada pelo SP-Team que começou a 31 de Março e terminou a 12 de Abril, foi absolutamente cumprida: o material foi entregue, os sorrisos das crianças alcançados e a imagem de Barcelos chegou a Marrocos.


Caravana foi composta por:
UMM 01 – Jorge Marques e Olga Costa
UMM 02 – Pedro Marques e Sandra Teixeira
UMM 03 – Eduardo Fernandes e Carlos Araújo
UMM 04 – Joaquim Macedo e Carlos Sargedas
UMM 05 - David Faria e Armanda Antunes
UMM 06 – Jorge Portela e Magarida Oliveira
Texto: Olga Costa
Fotografia: Joaquim Macedo e Carlos Sargedas

Sem comentários: