Páscoa 2011 em Coucieiro
A celebração da Páscoa é uma tradição muito enraizada no nosso País, em especial no Minho. Coucieiro não é excepção e todos os anos se festeja a Ressurreição de Jesus com a visita Pascal. Geralmente a festa fica a cargo de uma família, ou de um grupo de pessoas que se disponibilizam para a organizar e financiar - os mordomos. Este ano não houve mordomos em Coucieiro, e a 15 dias do início da Quaresma os Escuteiros disponibilizaram-se para organizar a Visita Pascal.
Decidimos aprofundar mais a mensagem da Quaresma/ Páscoa, através da reflexão das mensagens que os Evangelhos destes fortes Tempos Litúrgicos nos transmitem.
Utilizámos para isso a "Caminhada Quaresma 2011", proposta pela Diocese de Aveiro, cujo Lema é: "FIRMA TEUS PASSOS. AFIRMA A TUA FÉ!", e centrado na Cruz.
Esta iniciativa teve como objectivos: dinamizar a comunidade para viver em profundidade os Tempos Litúrgicos de Quaresma e Páscoa; promover a reflexão e oração e viver intensamente o Tríduo Pascal e a celebração da Páscoa.
As acções previstas foram:
. Dinamização da Missa de Cinzas, com bênção de Crucifixos, que posteriormente seriam colocados em cada Lar num lugar de destaque, criando cada família o seu "cantinho da Oração".
. Convite para colocação nas janelas de cada lar o estandarte "Quaresma/Páscoa".
. Meditação e Oração em cada Domingo da Quaresma, dando destaque a uma atitude (seleccionada semanalmente de acordo com o Evangelho) que ia sendo colocada numa Cruz, dando-lhe forma.
. Preenchimento do corredor da Igreja com "pegadas" em direcção ao Altar, que simbolizavam a Caminhada Quaresmal.
. Celebração do Domingo de Ramos com Procissão e distribuição de mensagens.
. Vivência do Tríduo Pascal, com a realização da cerimónia do Lava-pés na Quinta-feira Santa, da Via-sacra na Sexta-feira Santa e da Vigília Pascal no Sábado Santo.
. Realização da Visita Pascal, levando a cada Lar da Paróquia Cristo Ressuscitado, no Domingo de Páscoa. Foi adornada a Cruz com flores da cor das secções, feitas pelos Escuteiros.
. Vivência Pascal, em cada Domingo, com Meditação e Oração, destacando as atitudes escolhidas para cada semana na Cruz colocada no altar para esse efeito.
. Preenchimento da caminhada Pascal no corredor da Igreja com "pegadas" em direcção à saída, simbolizando a ida dos Cristãos para a Comunidade, levando consigo as atitudes para vivermos a Verdadeira Páscoa de Cristo Ressuscitado.
. Realização da Via Lucis, celebrando o Caminho da Glória de Jesus Cristo Ressuscitado, encerrando as celebrações a 12 de Junho, com a Festa de Pentecostes.
Na Quaresma a atenção fixou-se de preferência na cruz. Ela é o "altar do mundo", e é mais do que justo venerá-la. Nela "esteve suspenso o Salvador do Mundo". Mas Ele sofreu e morreu para ressuscitar. Não podemos parar na cruz. Paixão e Ressurreição são duas faces inseparáveis da mesma medalha. O Cristo que encontramos na Liturgia, na Palavra, nos irmãos, nos Sacramentos - é o Ressuscitado.
Por isso relembramos:
Firma teus passos. Afirma a tua fé! E caminha.
CNE - Corpo Nacional de Escutas
Escutismo Católico Português
Agrupamento 617 - São João Baptista de Coucieiro - Vila Verde
Sem comentários:
Enviar um comentário